domingo, 11 de março de 2012

Planet Hemp - A Invasão do Sagaz Homem Fumaça

(2000 - Hardcore & Rap - Rio de Janeiro, Brasil)

Uma das mais importantes bandas da história do Rock brasileiro sem dúvida alguma foi o Planet Hemp, essa trupe de maconheiros doidos liderada por Marcelo D2 e BNegão. Os caras também foram sinônimo de polêmica em meados dos anos 90, após serem presos diversas vezes e censurados em vários lugares, devido à temática das músicas, que falavam sobre a maconha e sua legalização.

Normalmente se lembram do disco "Usuário", por ser o mais clássico e famoso, mas, na minha opinião "A Invasão..." é o melhor álbum dos caras, por ser o mais variado, a ponte perfeita entre o Hardcore e o Rap, ou melhor, mandando o "Raprockandrollpsicodeliahardcoreragga", que foi como a própria banda apelidou seu som, já que as influências de rock psicodélico e de reggae também estão por aqui, embora bem menores. Também temos influência do Samba, do Funk, do Soul, e mais uma pancada de coisas! Como eu dizia, aqui a variação não é apenas musical, mas também lírica, visto que os caras fazem um protesto mais consciente e coerente, ao invés de ficarem apenas falando sobre maconha. Aqui os caras detonam tudo quanto é podre da sociedade brasileira, descem a lenha mesmo!

Vale lembrar que, como já falei nesses dias, o que conta é que música é música, independente de visão política, ou credo, portanto, independente do que você pensa sobre a sociedade, ou sobre o consumo de drogas, o download é recomendadíssimo!

1. 12 com Dezoito
2. Ex-Quadrilha da fumaça
3. Test Drive de Freio de Camburão
4. Procedência C.D.
5. Stab
6. Four Track
7. Gorilla Grip
8. Contexto
9. Dz Cuts
10. Raprockandrollpsicodeliahardcoreragga
11. Quem Tem Seda?
12. É Isso Que Eu Tenho No Sangue...
13. Quarta de Cinzas
14. HC3
15. O Sagaz Homem Fumaça

Download


2 comentários:

Unknown disse...

Não gosto de Planet Hemp, mas concordo com tudo o que você falou. Não é porque eu escuto Slayer, por exemplo, que eu sou satanista ou algo do gênero. O que conta é curtir o som!

Aproveitando pra dizer que o blog tá ficando cada vez melhor. Tá de parabéns, mano!

Bruno Gonzalez disse...

Pois é, Tom Araya é católico. hahaha.